On Love

Dirigido por Francisco Medeiros, a peça é um caleidoscópio com diferentes narrativas e experiências sobre como o amor opera em cada um. No elenco Eloisa Elena, Claudio Queiróz e Júlia Moretti

 

 

On Love traz um olhar não convencional sobre o amor. O tratamento dado ao tema, nesta obra, foge do que poderia ser tachado como demasiado comum e esgotado e aponta um movimento contrário, de inquietação e provocação para um olhar mais sensível e humano face à frenética contemporaneidade.

 

O espetáculo estreou em julho de 2017 no Teatro Cacilda Becker, em São Paulo.

 

A trilha composta por Dr Morris é executada ao vivo por Alexandre Maldonado. Cenário e luz são de Marisa Bentivegna e os figurinos de Marichilene Artsevskis.

 

O espetáculo, construído por narrativas em primeira pessoa, propõe uma forma muito simples e se apoia na relação próxima e direta entre o espectador e a matéria narrada, provocando uma escuta silenciosa, porém participativa, sobre aspectos íntimos e moventes das relações. Seguindo essa atmosfera íntima, o diretor Francisco Medeiros optou por deixar a plateia no palco, portanto mais próxima dos atores.

 

Motivados pelo processo de trabalho de Mick Gordon, que construiu esta obra em sala de ensaio, a Cia Barracão Cultural se lançou em uma proposta de co-autoria, na qual os atores trouxeram depoimentos próprios ou de outras pessoas para a sala de ensaio. Parte deste material integra o texto final, que se configurou como uma mistura de narrativas oriundas do texto original de Mick Gordon com as narrativas Brasileiras.

 

Esta é a segunda parceria da Barracão Cultural com o diretor Francisco Medeiros. Juntos, fizeram em 2012 o espetáculo “Facas nas Galinhas”, que teve excelente acolhida de crítica e público, sendo indicado ao Prêmio Shell em três categorias.

Sobre Mick Gordon – Esta é a primeira montagem do dramaturgo Mick Gordon no Brasil. Mick nasceu em Belfast em 1970 e construiu uma trajetória ímpar. Diretor teatral de prestígio, considerado pela crítica como um expoente da versatilidade, da competência e da vitalidade com que envereda por experimentalismos de linguagem, sem perder um olhar atento sobre a potência de comunicação com plateias de inúmeros quadrantes, tem mais de 100 encenações no currículo, em diferentes países de diversos continentes. Gordon é também incentivador do teatro radiofônico (entre outras obras adaptadas para rádio, On Love, também foi veiculada pela BBC – Channel  , com repercussão muito favorável da crítica, e, mais recentemente experimenta também a dramaturgia para séries de TV). Como dramaturgo, Mick Gordon tem 12 obras publicadas, todas encenadas e  muitas delas dirigidas por ele mesmo. Foi fundador e diretor da companhia ON THEATRE, com a qual experimentou a aproximação entre Arte e Ciência. Para tanto, estabeleceu parcerias com especialistas em neurologia, psicologia, filosofia e teologia.

 

Além da produção de experimentos cênicos, este trabalho deu origem a uma série de ensaios. Neste processo de pesquisa e criação Mick propõe um entrelaçamento entre os papéis de autoria. Alguns de seus textos foram construídos a partir de depoimentos de pessoas comuns, amigos, atores e do próprio Mick, e esta proposição é radicalizada quando, por exemplo em On Love, algumas personagens tomam emprestado o nome de seus intérpretes.

 

Mick já escreveu e dirigiu em diversos países e comandou uma encenação de On Love no Uzbequistão em 2004.

 

Foi diretor artístico do Gate Theatre de Londres e responsável pela gestão do Aarhus Theatre da Dinamarca.

 

FICHA TÉCNICA

Texto: Mick Gordon

Tradução: Fábio Ferretti

Direção: Francisco Medeiros

Elenco: Eloisa Elena, Claudio Queiróz e Júlia Moretti

Músico: Alexandre Maldonado

Direção Musical: Dr Morris

Cenário e Luz: Marisa Bentivegna

Figurinos: Marichilene Artisevskis

Operação de luz: Fábio Ferretti

Assistente de Produção e Administração: Tetê Ribeiro

Produção executiva: Geondes Antônio

Produção e Realização: Barracão Cultural

 

*Parte das narrativas são de autoria dos atores.

 

 

Deixe seu comentário