Categorias: Teatro | tea | Música

On Love

Dirigido por Francisco Medeiros, a peça é um caleidoscópio com diferentes narrativas e experiências sobre como o amor opera em cada um. No elenco Eloisa Elena, Claudio Queiróz e Júlia Moretti

 

 

On Love traz um olhar não convencional sobre o amor. O tratamento dado ao tema, nesta obra, foge do que poderia ser tachado como demasiado comum e esgotado e aponta um movimento contrário, de inquietação e provocação para um olhar mais sensível e humano face à frenética contemporaneidade.

 

O espetáculo estreou em julho de 2017 no Teatro Cacilda Becker, em São Paulo.

 

A trilha composta por Dr Morris é executada ao vivo por Alexandre Maldonado. Cenário e luz são de Marisa Bentivegna e os figurinos de Marichilene Artsevskis.

 

O espetáculo, construído por narrativas em primeira pessoa, propõe uma forma muito simples e se apoia na relação próxima e direta entre o espectador e a matéria narrada, provocando uma escuta silenciosa, porém participativa, sobre aspectos íntimos e moventes das relações. Seguindo essa atmosfera íntima, o diretor Francisco Medeiros optou por deixar a plateia no palco, portanto mais próxima dos atores.

 

Motivados pelo processo de trabalho de Mick Gordon, que construiu esta obra em sala de ensaio, a Cia Barracão Cultural se lançou em uma proposta de co-autoria, na qual os atores trouxeram depoimentos próprios ou de outras pessoas para a sala de ensaio. Parte deste material integra o texto final, que se configurou como uma mistura de narrativas oriundas do texto original de Mick Gordon com as narrativas Brasileiras.

 

Esta é a segunda parceria da Barracão Cultural com o diretor Francisco Medeiros. Juntos, fizeram em 2012 o espetáculo “Facas nas Galinhas”, que teve excelente acolhida de crítica e público, sendo indicado ao Prêmio Shell em três categorias.

Sobre Mick Gordon – Esta é a primeira montagem do dramaturgo Mick Gordon no Brasil. Mick nasceu em Belfast em 1970 e construiu uma trajetória ímpar. Diretor teatral de prestígio, considerado pela crítica como um expoente da versatilidade, da competência e da vitalidade com que envereda por experimentalismos de linguagem, sem perder um olhar atento sobre a potência de comunicação com plateias de inúmeros quadrantes, tem mais de 100 encenações no currículo, em diferentes países de diversos continentes. Gordon é também incentivador do teatro radiofônico (entre outras obras adaptadas para rádio, On Love, também foi veiculada pela BBC – Channel  , com repercussão muito favorável da crítica, e, mais recentemente experimenta também a dramaturgia para séries de TV). Como dramaturgo, Mick Gordon tem 12 obras publicadas, todas encenadas e  muitas delas dirigidas por ele mesmo. Foi fundador e diretor da companhia ON THEATRE, com a qual experimentou a aproximação entre Arte e Ciência. Para tanto, estabeleceu parcerias com especialistas em neurologia, psicologia, filosofia e teologia.

 

Além da produção de experimentos cênicos, este trabalho deu origem a uma série de ensaios. Neste processo de pesquisa e criação Mick propõe um entrelaçamento entre os papéis de autoria. Alguns de seus textos foram construídos a partir de depoimentos de pessoas comuns, amigos, atores e do próprio Mick, e esta proposição é radicalizada quando, por exemplo em On Love, algumas personagens tomam emprestado o nome de seus intérpretes.

 

Mick já escreveu e dirigiu em diversos países e comandou uma encenação de On Love no Uzbequistão em 2004.

 

Foi diretor artístico do Gate Theatre de Londres e responsável pela gestão do Aarhus Theatre da Dinamarca.

 

FICHA TÉCNICA

Texto: Mick Gordon

Tradução: Fábio Ferretti

Direção: Francisco Medeiros

Elenco: Eloisa Elena, Claudio Queiróz e Júlia Moretti

Músico: Alexandre Maldonado

Direção Musical: Dr Morris

Cenário e Luz: Marisa Bentivegna

Figurinos: Marichilene Artisevskis

Operação de luz: Fábio Ferretti

Assistente de Produção e Administração: Tetê Ribeiro

Produção executiva: Geondes Antônio

Produção e Realização: Barracão Cultural

 

*Parte das narrativas são de autoria dos atores.

 

 

“Mostra Barracão Cultural 15 Anos”

 

Esta Mostra é a forma que a Cia Barracão Cultural elegeu para comemorar seus 15 anos de atividades. Engloba apresentações teatrais para palco e espaços abertos, oficinas e encontros com o público e é caracterizada por uma programação diversificada, que abrange várias linguagens e se comunica com um público amplo e múltiplo. Toda a programação acontecerá no teatro Cacilda Becker em São Paulo e será gratuita.

A Mostra começa com o espetáculo A Mulher Que Ri, dirigido por Yara de Novaes com Eloisa Elena, Fernando Alves Pinto e Plínio Soares, que fica em cartaz do dia 6 ao dia 9 de outubro. No dia 8 o premiado espetáculo de rua infantil escrito por Angelo Brandini A Condessa e o Bandoleiro, dirigido por Fernando Escrich, com Eloisa Elena, Thiago Andreuccetti, Fabio Ferretti, Alexandre Maldonado e Victor Merseguel no elenco, se apresenta às 16h na frente do teatro. De 13 a 16 de outubro é a vez do drama Faca nas Galinhas, dirigido por Francisco Medeiros, com Eloisa Elena, Thiago Andreuccetti e Cláudio Queiróz. No sábado, dia 15, o outro infantil feito para a rua Tribunal de Salomão dirigido por Cuca Bolaffi e com Eloisa Elena, Claudio Queiroz, Thiago Andreuccetti, Fábio Ferretti e Alexandre Maldonado se apresenta às 16h na frente do teatro. Nos finais de semana de 21, 22 e 23 e 28, 29 e 30 de outubro o trabalho em processo On Love dirigido por Francisco Medeiros ocupa o palco para ensaios abertos, cada dia pode ser bem diferente do outro, pois a proposta é abrir o processo e não apresentar algo pronto. Dias 22 e 23 às 16h o premiado infantil dirigido por Fernando Escrich com Eloisa Elena, Morris Piccioto e Alexandre Maldonado Já Pra Cama faz duas apresentações. E para finalizar a peça infantil inspirada no livro de Eva Funari Cacoete, com direção de Heitor Goldflus se apresenta nos dias 29 e 30 às 16h no teatro.

As Oficinas

Ministrada pelos integrantes da Barracão Cultural, tem como objetivo compartilhar com outros atores e profissionais do teatro, alguns elementos que compõem o processo de criação dos espetáculo.

O Jogo Do Palhaço no Texto Teatral

Ministrada por Fernando Escrich – diretor dos espetáculos “A Condessa e o Bandoleiro” e “Já pra Cama!”

O presente do ator

Ministrada por Francisco Medeiros – diretor de “Facas nas Galinhas” e “On Love”.

O som construindo a cena

Ministrada por Dr Morris e Alexandre Maldonado – diretor musical e ator.

O Corpo do Ator na rua.

Ministrada por Thiago Andreuccetti – ator.

Já Pra Cama!

Logo_JaPraCama_frente

Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2016 – Trilha Musical Original e indicado na categoria Melhor Espetáculo Infantil

Prêmio APCA 2015 – Melhor espetáculo infantil de texto original.

“Já para o teatro! ….Com certeza um dos melhores espetáculo que vi em SP neste ano de 2015. Vida longa!”

Dib Carneiro Neto – Revista Crescer

 

“A trilha sonora é a costura do espetáculo, que lembra bem um show de rock, divertindo também os pais, que se identificam com a situação.”

Gabriela Romeu – Folha de SP.

 

“Na luta contra o sono, eles cantam, tocam violão e guitarra, dançam e até vestem fantasias — impossível os pais na plateia não se identificarem com o drama da mãe…”

Mariana Rosário – Veja SP

Já pra Cama! é a mais nova produção da Barracão Cultural. Dirigido pelo palhaço e músico Fernando Escrich,  este espetáculo dá continuidade a parceria iniciada em “A Condessa e o Bandoleiro”, que foi ganhador do Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro – como Melhor Espetáculo Jovem.

Já pra Cama! é um espetáculo musical infantil que reúne as linguagens do teatro, da música e das artes plásticas.

Estreou em outubro de 2015 no Sesc Pinheiros, em São Paulo.

Sinopse

Como é a noite de dois meninos espertos e roqueiros, que todo dia relutam em ir pra cama?

Divertido e poético, Já pra Cama! conta as aventuras de uma mãe na tentativa de colocar seus filhos para dormir.  Bois da cara preta, balões que voam alto e levam para cidades estranhas, lutas com soldados, uma ponte enorme para atravessar, mas principalmente muita música e brincadeira, fazem dessa noite algo muito espe

FESTANZA

 

audio940x360

 

Dia 17 de abril/15 o Audio Club recebe o Festanza.

Uma experiência com as melhores bandas trazendo música de qualidade para São Paulo.

Los Sebosos Postizos
Metá Metá
Karnak
Banda Eddie
DJ Tutu Moraes (Santo Forte)

 

 

1ºEdital Zé Renato

flyer-eletronico-sem-nome

CIRCULAÇAO BARRACÃO CULTURAL – TODO LUGAR É PALCO

PRÊMIO ZE RENATO

25/02 as 19:30h A Condessa e o Bandoleiro – CEU Paraisópolis – R. Dr José Augusto de Souza e Silva, s/nº

28/02 as 16h O Tribunal de Salomão – Parque do Trote – Rua Nadir Dia Figueiredo s/n º

05/03 as 19:30h O Tribunal de Salomão – CEU Paraisópolis R. Dr José Augusto de Souza e Silva, s/nº

07/03 as 16h A Condessa e o Bandoleiro – Parque Trote – Rua Nadir Dia Figueiredo s/n º

17/03 as 14h A Condessa e o Bandoleiro – CEU Inácio Monteiro – R. Barão Barroso do Amazonas, s/nº

21/03 13h O Tribunal de Salomão – CEU Inácio Monteiro – R. Barão Barroso do Amazonas, s/nº

A CONDESSA E O BANDOLEIRO

SESC PINHEIROS – Rua Pais Leme, 195
01 e 08/03/15 as 12h
06 e 13/03/15 as 20h

FACAS NAS GALINHAS

De 27 a 29 de março/2015
horário: sex e sáb 21h e dom 19h
Endereço: Galpão Cine Horto
Rua Pitangui, 3613 – Bairro Horto – Belo Horizonte – MG

Circulação Barracão Cultural – Edital ProAC 12/2013

logo circuito

 “Facas Nas Galinhas”

LOCAL:  TEATRO WILMA BERTELLI – Rua Miguel Aby-Azar, 156 – Centro – Registro/SP

DATA: 26/04/14 as 21h

 

“O Tribunal de Salomão e o Julgamento das Meias-Verdades Inteiras”

LOCAL:  PRAÇA BEIRA RIO – Registro /SP

DATA:  27/04/14 as 16h

               

“O Tribunal de Salomão e o Julgamento das Meias-Verdades Inteiras”

LOCAL:  Praça da Bandeira S/N – Itatiba/SP

DATA:  03/05/14 as 16h

 

“Facas Nas Galinhas”

LOCAL:  Teatro Ralino Zambotto  -Rua Romeu Augusto Rela, 1100 – Itatiba/SP

DATA:  04/05/14 as 19h

 

“Facas Nas Galinhas”

LOCAL:  Teatro São Joaquim – Rua Dom Bosco, 284 – Centro – Lorena/SP

DATA:  17/05/14 as 20h30

 

“O Tribunal de Salomão e o Julgamento das Meias-Verdades Inteiras”

LOCAL:  Praça Arnolfo Azevedo S/N – Lorena /SP

DATA:  18/05/14  as 18h30

 

“O Tribunal de Salomão e o Julgamento das Meias-Verdades Inteiras”

LOCAL:  Praça Coronel Julio de Moura Negrão, s/nº – Ilhabela /SP

DATA:  17/08/14 as 11h

 

“Facas Nas Galinhas”

LOCALESPAÇO CULTURAL PÉS NO CHÃO

Rua Macapá, 72 – Barra Velha, Ilhabela /SP

DATA:  16/08/14 as 20h

 

“O Tribunal de Salomão e o Julgamento das Meias-Verdades Inteiras”

LOCAL:  Pça de Eventos de Votorantim – Av. Trinta e Um de Março, s/nº – Votorantim/SP

DATA: 31/08/14 as 16h

 

“Facas Nas Galinhas”

LOCALAuditório Municipal Francisco Beranger

Avenida Vereador Newton Vieira Soares, 291 – Centro – Votorantim/SP

DATA:  30/08/14 as 20h

“A CONDESSA E O BANDOLEIRO”

“A CONDESSA E O BANDOLEIRO”

 

Banner_CondessaBandoleiro_Prova2

Vencedor do 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem –  Categoria Melhor Espetáculo Jovem e indicação como Melhor Atriz.

 Espetáculo indicado pela crítica Monica Rodrigues da Costa – Revista da Folha.

“Curto, dinâmico, divertido, alegre, vistoso, capaz de atrair todas as faixas de idade. Assim é A Condessa e o Bandoleiro” – Dib Carneiro Neto- Revista Crescer.

 O espetáculo estreou em maio de 2014, em SP e já realizou mais de 40 apresentações em  Parques e Praças da capital e interior do Estado.

Integrou a programação:

  • Circuito Cultural Paulista 2014;
  • 7º Festival de Arte para Crianças de Registro 2014;
  • 12ª Extrema Mostra de Teatro 2015;
  • FILO – Festival Internacional de Londrina 2015
  • SESI SP 2015-  Produções Locais –Projeto Ocupação
  • Mostra Teatral do Projeto Arte na Comunidade 2015 – Guarujá
  • Projeto São Paulo de incentivo ao Teatro Infantil e Jovem- Ação Leva ao Teatro 2015

Já foi visto por mais de 9.000 pessoas.

Dramaturgia: Angelo Brandini.

Direção: Fernando Escrich.

Elenco: Eloisa Elena, Thiago Andreuccetti, Fabio Ferretti, Alexandre Maldonado e Victor Merseguel.

Direção Musical: Dr Morris.

 

“FACAS NAS GALINHAS”

 

Banner_Facas

Indicado em 03 categorias ao Prêmio Shell de teatro de SP (direção, cenário e trilha sonora).

Indicado ao Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro – Melhor Direção.

Participações:

Festival de Teatro de Curitiba 2013

Virada Paulista 2013

Elenco: Eloisa Elena, Claudio Queiroz e Thiago Andreuccetti

Dramaturgia: David Harrower

Direção: Francisco Medeiros

 

“O Tribunal de Salomão e o Julgamento das Meias-Verdades Inteiras”

O TRIBUNAL de Salomão

Ganhador Prêmio Femsa – Melhor Produção 2011.

Indicado em 10 categorias – Prêmio Femsa/1º. Semestre de 2011 .

Indicado ao Prêmio CPT – Melhor espetáculo para público infanto juvenil.

Participação: Virada Cultural de São Paulo 2012

Elenco:  Eloisa Elena, Claudio Queiroz, Thiago Andreuccetti,  Fábio Ferretti e Alexandre Maldonado.

Dramaturgia: Paulo Rogério Lopes

Direção: Cuca Bolaffi

 

 

“CACOETE”

 

Duas indicações ao Prêmio Femsa de Teatro 2009 – Melhor cenário e ator. 

Indicado ao Prêmio de Melhor espetáculo para público infanto juvenil, pela Cooperativa Paulista de Teatro.

“Cacoete” é um espetáculo infantil baseado no livro de mesmo nome, de Eva Furnari.

O espetáculo estreou em abril de 2009, no Teatro Alfa, cumpriu temporada no Teatro João Caetano, SESC Santo André e Vila Mariana, Espaço da Cia do Feijão e circulou por CEUs e 17 cidades do interior do Estado.

Foi o espetáculo infantil convidado para a 5ª. Mostra de Referências Teatrais de Suzano e integrou a Viagem Teatral Sesi 2010, se apresentando em 14 cidades do interior de São Paulo.

O espetáculo foi recomendado no Guia do Estadão, recebeu 3 estrelas no Guia da Folha e Revista Veja. Recebeu 2 indicações ao “Prêmio Pananco”.

 

Adaptação – Eloisa Elena

Direção – Heitor Goldflus

Elenco – Eloisa Elena , Cláudio Queiroz e Thiago Andreuccetti