NÓS
Um espetáculo da Barracão Cultural Adaptado da obra de Eva Furnari
Sobre o espetáculo:
Como em toda sua produção literária, Eva tem a habilidade de abordar temas sensíveis e polêmicos de uma forma objetiva e, ao mesmo tempo, lúdica e fantástica. Em “Nós”, Eva nos convida para uma reflexão sobre temas como diversidade, tolerância, respeito e alteridade.
Como nos demais espetáculos da Cia, “Nós” tem uma musicalidade forte e marcante. Toda a música é executada ao vivo, pelos atores, que tocam diversos instrumentos e cantam.
O trabalho corporal também tem presença forte na encenação. Danças brasileiras e referências da linguagem da mímica, compõem a construção do espetáculo.
Ficha Técnica
Adaptação da obra Nós, de Eva Furnari
Dramaturgia – Sérgio Pires
Direção – Cris Lozano
Elenco – Eloisa Elena, Leandro Goulart, Lucas Nuti e William Simplício
Direção Musical e canções originais – Dr Morris
Cenografia – Marco Lima
Figurino – Marichilene Artisevskis
Coordenação técnica – Maurício Mateus
Produção executiva – Geondes Antônio
Direção de Produção – Eloisa Elena
Administração – Tetê Ribeiro
Idealização e Realização – Barracão Cultural
On Love
Dirigido por Francisco Medeiros, a peça é um caleidoscópio com diferentes narrativas e experiências sobre como o amor opera em cada um. No elenco Eloisa Elena, Claudio Queiróz e Júlia Moretti
On Love traz um olhar não convencional sobre o amor. O tratamento dado ao tema, nesta obra, foge do que poderia ser tachado como demasiado comum e esgotado e aponta um movimento contrário, de inquietação e provocação para um olhar mais sensível e humano face à frenética contemporaneidade.
O espetáculo estreou em julho de 2017 no Teatro Cacilda Becker, em São Paulo.
A trilha composta por Dr Morris é executada ao vivo por Alexandre Maldonado. Cenário e luz são de Marisa Bentivegna e os figurinos de Marichilene Artsevskis.
O espetáculo, construído por narrativas em primeira pessoa, propõe uma forma muito simples e se apoia na relação próxima e direta entre o espectador e a matéria narrada, provocando uma escuta silenciosa, porém participativa, sobre aspectos íntimos e moventes das relações. Seguindo essa atmosfera íntima, o diretor Francisco Medeiros optou por deixar a plateia no palco, portanto mais próxima dos atores.
Motivados pelo processo de trabalho de Mick Gordon, que construiu esta obra em sala de ensaio, a Cia Barracão Cultural se lançou em uma proposta de co-autoria, na qual os atores trouxeram depoimentos próprios ou de outras pessoas para a sala de ensaio. Parte deste material integra o texto final, que se configurou como uma mistura de narrativas oriundas do texto original de Mick Gordon com as narrativas Brasileiras.
Esta é a segunda parceria da Barracão Cultural com o diretor Francisco Medeiros. Juntos, fizeram em 2012 o espetáculo “Facas nas Galinhas”, que teve excelente acolhida de crítica e público, sendo indicado ao Prêmio Shell em três categorias.
Sobre Mick Gordon – Esta é a primeira montagem do dramaturgo Mick Gordon no Brasil. Mick nasceu em Belfast em 1970 e construiu uma trajetória ímpar. Diretor teatral de prestígio, considerado pela crítica como um expoente da versatilidade, da competência e da vitalidade com que envereda por experimentalismos de linguagem, sem perder um olhar atento sobre a potência de comunicação com plateias de inúmeros quadrantes, tem mais de 100 encenações no currículo, em diferentes países de diversos continentes. Gordon é também incentivador do teatro radiofônico (entre outras obras adaptadas para rádio, On Love, também foi veiculada pela BBC – Channel , com repercussão muito favorável da crítica, e, mais recentemente experimenta também a dramaturgia para séries de TV). Como dramaturgo, Mick Gordon tem 12 obras publicadas, todas encenadas e muitas delas dirigidas por ele mesmo. Foi fundador e diretor da companhia ON THEATRE, com a qual experimentou a aproximação entre Arte e Ciência. Para tanto, estabeleceu parcerias com especialistas em neurologia, psicologia, filosofia e teologia.
Além da produção de experimentos cênicos, este trabalho deu origem a uma série de ensaios. Neste processo de pesquisa e criação Mick propõe um entrelaçamento entre os papéis de autoria. Alguns de seus textos foram construídos a partir de depoimentos de pessoas comuns, amigos, atores e do próprio Mick, e esta proposição é radicalizada quando, por exemplo em On Love, algumas personagens tomam emprestado o nome de seus intérpretes.
Mick já escreveu e dirigiu em diversos países e comandou uma encenação de On Love no Uzbequistão em 2004.
Foi diretor artístico do Gate Theatre de Londres e responsável pela gestão do Aarhus Theatre da Dinamarca.
FICHA TÉCNICA
Texto: Mick Gordon
Tradução: Fábio Ferretti
Direção: Francisco Medeiros
Elenco: Eloisa Elena, Claudio Queiróz e Júlia Moretti
Músico: Alexandre Maldonado
Direção Musical: Dr Morris
Cenário e Luz: Marisa Bentivegna
Figurinos: Marichilene Artisevskis
Operação de luz: Fábio Ferretti
Assistente de Produção e Administração: Tetê Ribeiro
Produção executiva: Geondes Antônio
Produção e Realização: Barracão Cultural
*Parte das narrativas são de autoria dos atores.
“Mostra Barracão Cultural 15 Anos”
Esta Mostra é a forma que a Cia Barracão Cultural elegeu para comemorar seus 15 anos de atividades. Engloba apresentações teatrais para palco e espaços abertos, oficinas e encontros com o público e é caracterizada por uma programação diversificada, que abrange várias linguagens e se comunica com um público amplo e múltiplo. Toda a programação acontecerá no teatro Cacilda Becker em São Paulo e será gratuita.
A Mostra começa com o espetáculo A Mulher Que Ri, dirigido por Yara de Novaes com Eloisa Elena, Fernando Alves Pinto e Plínio Soares, que fica em cartaz do dia 6 ao dia 9 de outubro. No dia 8 o premiado espetáculo de rua infantil escrito por Angelo Brandini A Condessa e o Bandoleiro, dirigido por Fernando Escrich, com Eloisa Elena, Thiago Andreuccetti, Fabio Ferretti, Alexandre Maldonado e Victor Merseguel no elenco, se apresenta às 16h na frente do teatro. De 13 a 16 de outubro é a vez do drama Faca nas Galinhas, dirigido por Francisco Medeiros, com Eloisa Elena, Thiago Andreuccetti e Cláudio Queiróz. No sábado, dia 15, o outro infantil feito para a rua Tribunal de Salomão dirigido por Cuca Bolaffi e com Eloisa Elena, Claudio Queiroz, Thiago Andreuccetti, Fábio Ferretti e Alexandre Maldonado se apresenta às 16h na frente do teatro. Nos finais de semana de 21, 22 e 23 e 28, 29 e 30 de outubro o trabalho em processo On Love dirigido por Francisco Medeiros ocupa o palco para ensaios abertos, cada dia pode ser bem diferente do outro, pois a proposta é abrir o processo e não apresentar algo pronto. Dias 22 e 23 às 16h o premiado infantil dirigido por Fernando Escrich com Eloisa Elena, Morris Piccioto e Alexandre Maldonado Já Pra Cama faz duas apresentações. E para finalizar a peça infantil inspirada no livro de Eva Funari Cacoete, com direção de Heitor Goldflus se apresenta nos dias 29 e 30 às 16h no teatro.
As Oficinas
Ministrada pelos integrantes da Barracão Cultural, tem como objetivo compartilhar com outros atores e profissionais do teatro, alguns elementos que compõem o processo de criação dos espetáculo.
O Jogo Do Palhaço no Texto Teatral
Ministrada por Fernando Escrich – diretor dos espetáculos “A Condessa e o Bandoleiro” e “Já pra Cama!”
O presente do ator
Ministrada por Francisco Medeiros – diretor de “Facas nas Galinhas” e “On Love”.
O som construindo a cena
Ministrada por Dr Morris e Alexandre Maldonado – diretor musical e ator.
O Corpo do Ator na rua.
Ministrada por Thiago Andreuccetti – ator.
Já Pra Cama!
Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2016 – Trilha Musical Original e indicado na categoria Melhor Espetáculo Infantil
Prêmio APCA 2015 – Melhor espetáculo infantil de texto original.
“Já para o teatro! ….Com certeza um dos melhores espetáculo que vi em SP neste ano de 2015. Vida longa!”
Dib Carneiro Neto – Revista Crescer
“A trilha sonora é a costura do espetáculo, que lembra bem um show de rock, divertindo também os pais, que se identificam com a situação.”
Gabriela Romeu – Folha de SP.
“Na luta contra o sono, eles cantam, tocam violão e guitarra, dançam e até vestem fantasias — impossível os pais na plateia não se identificarem com o drama da mãe…”
Mariana Rosário – Veja SP
Já pra Cama! é a mais nova produção da Barracão Cultural. Dirigido pelo palhaço e músico Fernando Escrich, este espetáculo dá continuidade a parceria iniciada em “A Condessa e o Bandoleiro”, que foi ganhador do Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro – como Melhor Espetáculo Jovem.
Já pra Cama! é um espetáculo musical infantil que reúne as linguagens do teatro, da música e das artes plásticas.
Estreou em outubro de 2015 no Sesc Pinheiros, em São Paulo.
Sinopse
Como é a noite de dois meninos espertos e roqueiros, que todo dia relutam em ir pra cama?
Divertido e poético, Já pra Cama! conta as aventuras de uma mãe na tentativa de colocar seus filhos para dormir. Bois da cara preta, balões que voam alto e levam para cidades estranhas, lutas com soldados, uma ponte enorme para atravessar, mas principalmente muita música e brincadeira, fazem dessa noite algo muito especial.
FICHA TÉCNICA:
Roteiro: Eloisa Elena
Direção: Fernando Escrich
Elenco: Eloisa Elena,Dr Morris, Alexandre Maldonado
Canções e Direção Musical: Dr. Morris
Arranjos: Daniel Maia e Dr Morris
Cenário: Pedro Saci
Figurino: Marichilene Artsevskis
Iluminação: Marisa Bentivegna
Administração: Tetê Ribeiro
Produção e Realização: Barracão Cultural
1ºEdital Zé Renato
CIRCULAÇAO BARRACÃO CULTURAL – TODO LUGAR É PALCO
PRÊMIO ZE RENATO
25/02 as 19:30h A Condessa e o Bandoleiro – CEU Paraisópolis – R. Dr José Augusto de Souza e Silva, s/nº
28/02 as 16h O Tribunal de Salomão – Parque do Trote – Rua Nadir Dia Figueiredo s/n º
05/03 as 19:30h O Tribunal de Salomão – CEU Paraisópolis R. Dr José Augusto de Souza e Silva, s/nº
07/03 as 16h A Condessa e o Bandoleiro – Parque Trote – Rua Nadir Dia Figueiredo s/n º
17/03 as 14h A Condessa e o Bandoleiro – CEU Inácio Monteiro – R. Barão Barroso do Amazonas, s/nº
21/03 13h O Tribunal de Salomão – CEU Inácio Monteiro – R. Barão Barroso do Amazonas, s/nº
A CONDESSA E O BANDOLEIRO
SESC PINHEIROS – Rua Pais Leme, 195
01 e 08/03/15 as 12h
06 e 13/03/15 as 20h
FACAS NAS GALINHAS
De 27 a 29 de março/2015
horário: sex e sáb 21h e dom 19h
Endereço: Galpão Cine Horto
Rua Pitangui, 3613 – Bairro Horto – Belo Horizonte – MG
A Condessa e o Bandoleiro
Vencedor do 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem Categoria Melhor Espetáculo Jovem e indicação como Melhor Atriz.
Uma condessa entediada decide sair da vida tediosa da riqueza e atravessar a floresta em direção a um baile, acompanhada de um barão e sua ama. No caminho, são obrigados a pernoitar em uma taberna, onde se encontrarão com o temido bandoleiro Zé Facada, que os colocará diante de um novo mundo que mudará suas visões de si mesmos e dos outros.
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia – Angelo Brandini
Direção – Fernando Escrich
Elenco – Eloisa Elena, Thiago Andreuccetti, Fabio Ferretti, Alexandre Maldonado e Victor Merseguel.
Direção Musical e canções – Dr Morris
Cenário e figurinos – Marco Lima
Iluminação – Victor Merseguel, Fábio Ferretti e Eloisa Elena.
Preparação corporal e coreografias – Andrea Soares
Aula de percussão – Dani Zulu
Assistente de Produção e Figurino – Alice Ursini
Confecção de Adereços – Victor Merseguel
Costureiras – Benê, Célia e Cidinha Calistro e Judite de Lima
Cenotécnicos – Emerson Fernandes e Iris Porto
Confecção de Polainas em couro – Davi Reis
Fotos – João Caldas
Designer Gráfico – Claudio Queiróz
Assessoria de Imprensa – Pombo Correio
Administração – Tetê Ribeiro
Produção Executiva – Geondes Antônio
Direção de Produção – Eloisa Elena
Realização – Barracão Cultural
Circulação Barracão Cultural – Edital ProAC 12/2013
“Facas Nas Galinhas”
LOCAL: TEATRO WILMA BERTELLI – Rua Miguel Aby-Azar, 156 – Centro – Registro/SP
DATA: 26/04/14 as 21h
“O Tribunal de Salomão e o Julgamento das Meias-Verdades Inteiras”
LOCAL: PRAÇA BEIRA RIO – Registro /SP
DATA: 27/04/14 as 16h
“O Tribunal de Salomão e o Julgamento das Meias-Verdades Inteiras”
LOCAL: Praça da Bandeira S/N – Itatiba/SP
DATA: 03/05/14 as 16h
“Facas Nas Galinhas”
LOCAL: Teatro Ralino Zambotto -Rua Romeu Augusto Rela, 1100 – Itatiba/SP
DATA: 04/05/14 as 19h
“Facas Nas Galinhas”
LOCAL: Teatro São Joaquim – Rua Dom Bosco, 284 – Centro – Lorena/SP
DATA: 17/05/14 as 20h30
“O Tribunal de Salomão e o Julgamento das Meias-Verdades Inteiras”
LOCAL: Praça Arnolfo Azevedo S/N – Lorena /SP
DATA: 18/05/14 as 18h30
“O Tribunal de Salomão e o Julgamento das Meias-Verdades Inteiras”
LOCAL: Praça Coronel Julio de Moura Negrão, s/nº – Ilhabela /SP
DATA: 17/08/14 as 11h
“Facas Nas Galinhas”
LOCAL: ESPAÇO CULTURAL PÉS NO CHÃO
Rua Macapá, 72 – Barra Velha, Ilhabela /SP
DATA: 16/08/14 as 20h
“O Tribunal de Salomão e o Julgamento das Meias-Verdades Inteiras”
LOCAL: Pça de Eventos de Votorantim – Av. Trinta e Um de Março, s/nº – Votorantim/SP
DATA: 31/08/14 as 16h
“Facas Nas Galinhas”
LOCAL: Auditório Municipal Francisco Beranger
Avenida Vereador Newton Vieira Soares, 291 – Centro – Votorantim/SP
DATA: 30/08/14 as 20h
“O Tribunal de Salomão e o Julgamento das Meias-Verdades Inteiras”
Ganhador Prêmio Femsa – Melhor Produção 2011.
Indicado em 10 categorias – Prêmio Femsa/1º. Semestre de 2011 .
Indicado ao Prêmio CPT – Melhor espetáculo para público infanto juvenil.
Participação: Virada Cultural de São Paulo 2012
Elenco: Eloisa Elena, Claudio Queiroz, Thiago Andreuccetti, Fábio Ferretti e Alexandre Maldonado.
Dramaturgia: Paulo Rogério Lopes
Direção: Cuca Bolaffi
“CACOETE”
Duas indicações ao Prêmio Femsa de Teatro 2009 – Melhor cenário e ator.
Indicado ao Prêmio de Melhor espetáculo para público infanto juvenil, pela Cooperativa Paulista de Teatro.
“Cacoete” é um espetáculo infantil baseado no livro de mesmo nome, de Eva Furnari.
O espetáculo estreou em abril de 2009, no Teatro Alfa, cumpriu temporada no Teatro João Caetano, SESC Santo André e Vila Mariana, Espaço da Cia do Feijão e circulou por CEUs e 17 cidades do interior do Estado.
Foi o espetáculo infantil convidado para a 5ª. Mostra de Referências Teatrais de Suzano e integrou a Viagem Teatral Sesi 2010, se apresentando em 14 cidades do interior de São Paulo.
O espetáculo foi recomendado no Guia do Estadão, recebeu 3 estrelas no Guia da Folha e Revista Veja. Recebeu 2 indicações ao “Prêmio Pananco”.
Adaptação – Eloisa Elena
Direção – Heitor Goldflus
Elenco – Eloisa Elena , Cláudio Queiroz e Thiago Andreuccetti